Adolescentes: O desafio de entender e conviver

Adolescentes: O desafio de entender e conviverEm co-autoria com Francisco Baptista Neto & colaboradores.

Florianópolis: Insular, 2011.

Este livro, escrito com rigoroso critério científico e linguagem acessível harmonizando teoria e prática, aborda tanto a normalidade quanto as patologias dos adolescentes em seu ambiente sociocultural. Sobretudo, traz a experiência de autores e colaboradores, que durante muitos anos vêm escrevendo, estudando, pesquisando, convivendo em consultório ou em isntituições com jovens. Maior ênfase é dada a adolescência normal, que não necessariamente frequenta consultórios de médicos ou psicólogos, na busca da essência do que se passa no psiquismo adolescente - no momento em que este transita do mundo da infância para o de um "quase adulto" - e dos possíveis transtornos psiquiátricos e emocionais que elvam ao sofrimento.

"ao mesmo tempo em que os adolescentes solicitam tudo, numa dependência explícita, pedem que lhes deixemos em paz. Ao mesmo tempo em que reinvindicam que lhes deixemos em sós, solicitam ser escutados e amados. A ambivalência é, seguramente, o sentimento mais presente nos adolescentes. Nem sempre o sim é sim, nem sempre o não é não. Se nós, adultos, aprendermos a entender suas ambivalências e ambiguidades, certamente teremos dado um passo importante para conviver com estes misteriosos e invejados seres humanos."

Leitura obrigatória para adolescentes, pais, professores, autoridades gestoras da educação, comunicadores da mídia e, acima de tudo, respeito pelos jovens, portadores de distúrbios ou não.