CURSOS

Os cursos disponibilizados são:

 

  • Como trabalhar com grupos nas áreas de saúde, educacional e institucional*
  • Introdução às grupoterapias**
  • Como trabalhar com casais e famílias***

 

Esses cursos são realizados a partir de solicitações de uma instituição ou grupo de interessados, em qualquer cidade do país, com periodicidade de encontros e cargas horárias a serem definidas conjuntamente com quem solicita o curso.

Como trabalhar com grupos nas áreas de saúde, educacional e institucional

Clientela-alvo: profissionais e estudantes da área de ciências humanas em geral, interessados em trabalhar com grupos.

Objetivos: fornecer subsídios teórico-práticos para o trabalho com grupos nas áreas de saúde, educação e administração, capacitando para a promoção de ações que exijam participação coletiva, coordenação de equipes de trabalho e exercício de lideranças.

Esquema geral: o curso consta de uma parte expositiva apresentada dinamicamente em power point, exercícios de dinâmica de grupo, “role playings”, interconsultorias e apresentação de videos ilustrativos.

Conteúdo programático: Conceituando grupos, equipes ou sistemas humanos. Por que trabalhar em e com grupos é preciso. Marcos referenciais teórico-práticos e novos paradigmas para o trabalho com grupos. Dinâmica de grupos. Rendimento grupal versus rendimento individual. Busca de consenso no grupo. Exercício da autoridade e funções de liderança.

O processo grupal. Como tomar decisões em grupo. Fenômenos do campo grupal. Supostos básicos e mecanismos obstrutivos do funcionamento grupal. Competição e Cooperação grupal.

Teoria dos vínculos e dos grupos operativos. A noção de "tarefa" grupal. Como tornar um grupo operativo. Competência relacional. O “feedback”como ferramenta para o trabalho com grupos. Papéis grupais.

Teoria sistêmica, da comunicação humana e cibernética e suas aplicações ao trabalho em e com grupos. Noção de ambiência. Como criar um ambiente que privilegie o bem-estar coletivo. A metáfora do lixo psíquico. Como reciclá-lo. Conflitos grupais: interconsultorias como ferramenta para abordá-los. Práxis grupal nas áreas de saúde e educacional. Práxis grupal nas áreas organizacional e comunitária. Grupo final de avaliação e aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso.

Introdução às grupoterapias

Clientela-alvo: profissionais e estudantes da área de ciências humanas em geral, interessados em trabalhar com grupos na área de saúde.

Objetivos: Apresentar os fundamentos para a abordagem grupal na área de saúde, caracterizando as diversas modalidades de grupoterapias, seus referenciais teórico-práticos, suas indicações e características técnicas.

Esquema geral: O curso consta de uma parte expositiva apresentada dinamicamente em power point, apresentação de videos ilustrativos e discussão de situações clínicas.

Conteúdo programático: Breve histórico das grupoterapias. Diferenças entre psicoterapia individual e grupal.

  • Marcos referenciais teórico-técnicos das grupoterapias.
  • O impacto dos novos paradigmas da ciência na abordagem grupal.
  • Fenômenos do campo grupal.
  • Clima grupal. Competência relacional.
  • O que se entende por grupo terapêutico na atualidade.
  • Clínica grupal: modalidades de atendimento grupal – como constituir um grupo terapêutico (seleção e agrupamento) –indicações e contra-indicações -- as regras do jogo terapêutico: setting grupal – o processo grupal e suas vicissitudes.
  • Ilustrações clínicas do funcionamento de um grupo terapêutico.
  • Peculiaridades da abordagem da família como grupo terapêutico.
  • O futuro do trabalho com grupos no contexto dos programas assistenciais na área de saúde.

Observação: a parte prática pode ser enriquecida com situações de atendimento a grupos trazidas pelos próprios participantes do curso.

Como trabalhar com casais e famílias

Clientela-alvo: profissionais e estudantes da área de ciências humanas em geral, interessados em trabalhar com casais e famílias.

Objetivos: apresentar os fundamentos para o atendimento de casais e famílias nos respectivos contextos de sua abordagem.

Esquema geral: O curso consta de uma parte expositiva apresentada dinamicamente em power point, apresentação de videos ilustrativos e discussão de situações vivenciais.

Conteúdo programático:

  • Família e sua conceituação. Papéis e funções familiares. Origens da família. A família através dos tempos. A família no mundo contemporâneo: novas configurações relacionais. Casais hoje: redefinição de papéis e limites. Reconstruções familiares.
  • A família e a sexualidade. A questão do gênero ( masculinidade e feminidade -- homo e heterossexualismo -- estados inter e transexuais) e suas repercussões nas configurações familiares.Exercício do poder no sistema familiar.
  • Ciclo da vida familiar: saída da família de origem;a união conjugal e a constituição de uma nova família; nascimento do primeiro filho;famílias com fiulhos pequenos e adolescentes;o ninho vazio.
  • Lidando com perdas (envelhecimento, doenças incapacitantes, morte de membros da família) e aquisições (inclusão de parentes por vinculação indireta, chegada dos netos).
  • O divórcio e as consequencias para a vida familiar.
  • Disfunções da vida familiar: violência doméstica, perversões sexuais,abandonos,abusos de poder.
  • Marcos referenciais teórico-técnicos para o atendimento de casais e famílias. Contribuições da psicanálise e do psicodrama. Entrada em cena do paradigma sistêmico relacional. Contribuições das principais escolas de TF sistêmica.
  • Noções de modalidades de ajuda a casais e famílias em crise: mediação de conflitos, grupos de ajuda recíproca, laboratórios de relações familiares.
  • Noções de intervenções terapêuticas com casais e famílias: possibilidades e limitações.
  • Interfaces famílias-escolas-comunidades.